Pela união de mulheres puérperas!

A importância de um grupo de pós-parto

A idéia deste blog é falar TUDO o que tenho passado em meu puerpério, por isso eu não escondo de ninguém o que estou sentindo. Espero que isso ajude a outras mães!Meu pós parto tem sido bem tranquilo. Gosto muito do ato de cuidar da minha filha e estar sempre perto dela. Mas se tem uma coisa que está me incomodando é a solidão. Acredito que muitas recém-mães se sentem assim. A gravidez é um momento muito legal, onde encontramos todas as pessoas, e de repente, o nenê nasce e nos vemos sozinhas. Eu sentia (e ainda sinto) muita falta de conversar com minhas amigas mais próximas, de ter pessoas que gosto e confio ao meu lado, me ajudando a cuidar da pequena e me fazendo companhia principalmente.

Mas não foi bem isso que aconteceu, e não culpo ninguém por isso, afinal cada um tem a sua vida. Mas que é difícil, é. Fora que a família meio que vira de ponta cabeça, né… as pessoas têm expectativas, vaidades, competições das quais eu nunca imaginei. Não imaginava que com a maternidade, vinha esse “pacote”.

Até um tempo atrás eu estava bem chateada e me sentindo muito sozinha. Foi então que fui ao grupo de Pós Parto em São Paulo, com a Elis no Sling, peguei ônibus e metrô, e foi até mais fácil do que eu imaginava. E foi ótimo! Encontrar com outras mulheres que estão vivendo as mesmas coisas que eu. Com bebês pequenos, com as mesmas duvidas e medos, o mesmo sentimento de não ser compreendida muitas vezes. Me lembro bem que senti um baita alívio. Desabafei muito, mas o mais legal foi ouvir outras mulheres. Vi que não estou sozinha, me senti parte de uma “tribo”, o que me deu muita segurança. Voltei para casa de outro jeito, me sentindo diferente. Mais aliviada.

Desde então, tenho ido quase sempre ao grupo, e me tem feito muito bem tudo isso. Penso que é preciso mais grupos assim, em outros lugares, porque, afinal, eu tive que ir longe para participar de um grupo destes! E tenho certeza que existem outras mulheres perto da minha casa com o mesmo sentimento. Puerpério é um momento pelo qual muitas mulheres estão passando neste momento, em qualquer lugar. É algo tão simples, apenas unir um grupo de mulheres “recém-paridas”! Será que é tão difícil?? Não! E acho que isso tem que acontecer, e logo.

Deixe um comentário

