Movimento: a nova fase do bebê – e da mãe.

Tem sido muito interessante essa nova fase da Elis. Percebi que, depois dos 9 meses, ela mudou muito. É como se fosse uma nova fase da minha maternidade e também do desenvolvimento dela. Começou com um febrão de me assustar, e uma virose. Mas depois que passou, percebi que ela deu um salto no desenvolvimento absurdamente!
 .
DSC03896pequenaPrimeiro ela rastejou no chão por aproximadamente 1 mês. Dos 8 meses e meio aos 9 meses e meio. Não me preocupei em força-la a engatinhar. Acho que todas as fases precisam ser vividas por completo, então deixei ela ir até onde quis. Percebi que alguns bebês engatinharam bem antes dela. Mas me preocupei apenas em respeitar o desenvolvimento dela, não me estressei com isso, e foi a melhor coisa que fiz.Acho que eles percebem quando a gente está preocupada, e é  por isso que acho, mesmo, que temos que ficar  tranquilas, confiar! Confiar nos pequenos e em nós também. Tudo tem sua hora certa e não precisam ser iguais aos outros.

Ela começou a engatinhar há mais ou menos 15 dias, e desde então tem sido um barato acompanhar suas aventuras pela casa! Ela explora todos os cômodos – exceto a cozinha, que bloqueei, essa eu confesso que me preocupo de ela entrar…- ela já consegue se apoiar e levantar sozinha. Esses dias achou uma gaveta aberta e tirou todas as roupas de dentro! Com o tempo acho que vou me cansar de ficar arrumando, mas confesso que neste momento acho o máximo! rs.  Acho demais ela ir aonde quer e fazer o que quer, essa autonomia! Deve ser muito legal, depois de tanto tempo sendo levado para os lugares, ir aonde vc bem entende! Por isso procuro respeitar bem sua autonomia. Deixo os brinquedos onde ela possa pegar e escolher sozinha. E noto que ela gosta! Gosta de escolher com o que vai brincar. Quem não gosta de escolher?

Acho que a função de nós, pais, é acompanhar e estar perto, mas tomar cuidado para não atrapalhar o desenvolvimento deles, porque eles sabem o que fazer! Se não atrapalharmos, seu desenvolvimento será pleno. São conclusões de uma mãe de 10 meses, tudo isso pode mudar, mas no momento é isso o que sinto.

3 comentários sobre “Movimento: a nova fase do bebê – e da mãe.

Deixe um comentário

