[Texto] Menstruação e a sociedade patriarcal

 
Por Catarina Pardal
69735_10151294541957008_1514647523_n

O patriarcado reduziu a menstruação a algo “sujo”e pecaminoso.

Antigamente quando menstruava a mulher era muitas vezes excluída, banida do convívio social e familiar. As mulheres cristãs menstruadas não podiam ordenhar vacas (azedavam o leite), fazer bolos ( não cresciam ) plantar( as sementes não brotavam), preparar alimentos ou tocar nos homens (para não torná-los impotentes). Eu ainda tenho a crença que quando estou menstruada não consigo bater claras em castelo ;)

No século passado, quando uma mulher não se comportava de acordo com o papel a ela designado pelo sistema patriarcal, era chamada de histérica, termo que vem do grego que significa útero. O histerismo referia-se a um distúrbio explicado pela sufocação desse órgão. Nada mais adequado para designar a fonte da rebeldia feminina, quando pensamos na repressão sexual e emocional a que eram submetidas as mulheres de então. O vibrador surgiu para curar mulheres histéricas :) interessante não é :)

Com o advento das sociedades patriarcais, as práticas sagradas com o sangue menstrual foram substituídas por proibições, enclausuramento, restrições e conceitos perniciosos, causando assim nas mulheres perturbações psíquicas e disfunções fisiológicas.Perdendo a conexão com os ciclos da Lua à medida que o culto a Deusa foi proibido, a mulher começou a sofrer desequilíbrios hormonais, dores, depressão e vários sintomas conhecidos como TPM.

Chegou o momento de não permitirmos que os nossos úteros sejam sufocados pelas agruras do dia a dia, o seu sufocamento adoece-nos, deixa-nos deprimidas e causa mal estar ao nosso corpo e espírito.

Quando menstruamos é o momento ideal de voltarmos para nós mesmas – essa é a arte de menstruar !
A habilidade de fluir com a vida é o momento em que somos chamadas para dentro com o intuito de nos cuidarmos.

Como lidas tu com a tua lua vermelha?
Sentes A tua menstruação como algo que te mete nojo ou como um néctar divino?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s