Acolher-se: fazendo as pazes com o passado

paz

É bom entender que tudo o que fizemos no passado, faz parte do que somos hoje. Pessoas com quem convivemos, lugares que frequentamos, atitudes que tomamos. Tudo faz parte de nós, mesmo que hoje não gostemos de lembrar, porque o passado doi, muitas vezes.

Mas não podemos esquecer que o nosso passado é também uma parte de nós. O melhor caminho é, sempre, acolher todos os sentimentos que temos. Mesmo que não queiramos ele ali, se ele está, ele é nosso. Não precisamos sentir culpa. O sentimento faz parte de nós.

Se eu não gosto de tal sentimento que tenho, o que fazer?

Acolher.

Acolher-se, acolher o sentimento, traze-lo para perto do coração. E depois que ele estiver “quentinho”, entendemos que ele não é mais o que queremos, e o libertamos, em paz. Façamos as pazes com nosso passado. E sejamos gratos, pois, de alguma forma ele contribuiu para estarmos aqui hoje. Sejamos gratos às pessoas, aos acontecimentos, aos sentimentos. E depois, libertemos todos eles, com amor.

Se eles vão embora? não, não vão. Alguns até vão. Mas aprendemos a conviver com eles. Eles sempre estarão ali, esperando para serem lembrados, e talvez isso nos faça sentir mal. Mas aí, é só se lembrar do personagem do filme “Uma Mente “Brilhante”: eles estão ali, sempre andando conosco, mas não precisamos dar atenção a eles – porque o presente é mais importante.

Mas o principal de tudo é fazer as pazes com eles. Vamos acolher todos eles, e então, liberta-los com amor.

Bom dia.

Imagem: http://www.papodeesteira.com.br/wp-content/uploads/2013/01/paz.png

Anúncios

2 comentários sobre “Acolher-se: fazendo as pazes com o passado

  1. Esses dias eu estava refletindo sobre essas coisas, que a mudança só acontece quando nos permitimos aceitar os sentimentos, por pior sejam, reconhecer, compreender e aí somos capazes de deixá-los pra trás. Não podemos nos livrar daquilo que não conhecemos ou nem sabemos exatamente o que é né…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s