Marcha contra PL da prematuridade

13439218_1158295107556420_501917936826445401_n

Por Carol Valente

Domingo iremos marchar contra o PL da prematuridade (PL 5687/2016), que torna a cesariana um procedimento ainda mais comum, como se não bastasse o numero absurdo de cesarianas feitas todos os dias em nosso país. Pela OMS, a taxa de cesarianas devem ser de até 15%. No entanto, pelos planos de saúde a taxa chega a ser de 90%. Pelo SUS, a taxa é menor, mas ainda bem alta: 50% em média. Mulheres da humanização do parto, atualizem estes números se eu estiver errada, por favor.

A escolha da mulher precisa ser respeitada, é claro. Se ela PREFERIR passar por uma cesariana, sua escolha deve ser respeitada. Porém, muitas mulheres escolhem fazer cesariana sem informação, e muitos médicos se aproveitam desta situação, e colocam medos infundados, com informações não baseadas em evidencias científicas.

Do ponto de vista financeiro, para um médico é muito mais rentável fazer uma cesariana, pois assim ele tem mais tempo para fazer outras cirurgias do mesmo porte, e com isso, ganhar mais. Esperar o tempo da mulher, respeitar sua autonomia (palavra que este PL usa para justificar a prematuridade, de forma infundada), muni-la de informação preocupada de verdade com sua saúde e a do bebê, não está nos planos reais de muitos médicos.

Repito, não estou falando de TODOS os médicos, e não estou julgando a escolha de muitas mulheres de passar por uma cesariana. Somos contra este PL que torna LEI algo que deveria ser muito melhor discutido entre mulheres e médicos.

Este PL é CONTRA a autonomia das mulheres, não se iludam.

Por favor, ajudem a divulgar nossa marcha. Vamos levar cartazes, faixas, e o nosso canto. Bora marchar.

Este evento será em Santos, mas as marchas acontecerão por todo o país: https://www.facebook.com/events/793455857456365/

Por Ana Lucia Keunecke, da ONG Artemis:

Raquel Marques, da ONG Artemis, explicando a gravidade e o retrocesso do PL da Prematuridade, e porque somos contra o uso indevido do termo autonomia da mulher para favorecimento de interesses do setor suplementar de saúde e a porque lutamos por serviços de atendimento ao parto e saúde da mulher que realmente contemple a redução de riscos ao binômio e a oferta de serviços de parto de qualidade para todas! Saúde e redução da mortalidade para mães e bebês.

https://www.facebook.com/raquel.marques/videos/vb.1367586292/10206895662974577/?type=2&theater

Anúncios

Um comentário sobre “Marcha contra PL da prematuridade

  1. Pingback: PL da prematuridade gera comoção e mobilização em todo Brasil nesse domingo (via blog Casal Ativista) | Parir-se ao Parir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s