Projeto auxilia mães que vão prestar Enem (por Aline Melo)

maes-enem

Por Aline Thais de Melo, do Diário Regional.

A jornalista Fernanda Vicente, idealizadora do projeto, e o pequeno Davi. Foto: Arquivo pessoal

“Mulheres juntas é antes de mais nada um ato político, revolucionário”. Essa frase é da jornalista Fernanda Vicente, moradora de Santos, no litoral de São Paulo, e reflete bem o que tem feito. Fernanda, que também é mãe, é a idealizadora do “Mães no Enem”, projetos que está conectando mães que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio nos dias 5 e 6 de novembro, e voluntárias que possam ficar com os filhos enquanto durar as provas.

Tudo começou com uma corrente no Facebook, em que mulheres se ofereciam para auxiliar mães da sua região. A jornalista resolveu, então, organizar uma lista e auxiliar no contato entre voluntárias e estudantes. “O projeto Mães no Enem é uma ação apartidária, voluntária e sem fins lucrativos, que promove a aproximação entre as mães e as voluntárias pré-cadastradas”, explica. “Sou mãe e feminista, e entendo a dificuldade que muitas mães passam para conciliar maternidade, vida profissional e estudos. Entusiasmada em ajudar mulheres a realizar o sonho de entrar numa universidade, vi possibilidade real de colocar em prática a sororidade, que significa união entre mulheres.”

Para tornar viável a ideia foi criada página no Facebook com uma lista de voluntárias divididas por estados e cidades. O Mães no ENEM também passou a contar com a assistência jurídica da advogada Ana Carolina Moreira Bavon, fundadora da Feminaria. Colaboram ainda a jornalista Carol Valente e a psicóloga Ana Paulo Cordeiro. O site foi feito de forma voluntária por Dalianny Vieira, Bibiana Amaral e os irmãos Murilo e Matheus Michelon da M & M Systems. O projeto tem o apoio do Espaço Partejar, Casa de Eré, Chefe de Papinha, Doce Jasmin, Vita &Succhi.

Ajuda

A estudante Maria Julia Nosé, moradora de São Bernardo, é uma das voluntárias. “Fiquei sabendo por uma amiga que compartilhou no Facebook e achei tão importante. Não tenho filhos, mas várias colegas da faculdade têm e vejo a dificuldade que é conciliar os estudos com os cuidados com os filhos. Acho uma iniciativa bárbara, que deveria ser estimulada. Quem sabe nos próximos anos o governo possa incentivar, disponibilizar espaço, alguma coisa nesse sentido”, completou.

A culinarista Laura Alonso, de Santo André, é mãe da pequena Mariane, de 3 anos, e vai fazer a prova. “É uma iniciativa maravilhosa. Mostra que a sociedade está começando a reconhecer que exclui as mães em diversos locais. É uma ação que com certeza vai mudar a vida de algumas pessoas”, pontuou.

O projeto conta com 218 voluntárias em todo o país e já acumula histórias motivadoras. “Uma mãe que vai fazer o Enem em outro Estado – quando se inscreveu ainda morava na região da inscrição – nos procurou solicitando uma voluntária, pois o filho ainda é muito pequeno. Quando orientamos que fosse conhecer a voluntária uns meses antes da prova, alegou dificuldades financeiras. Conseguimos fazer a ponte entre ela e a voluntária, que não vai apenas ficar com a criança, como também oferecer hospedagem para mãe e filho durante os dias da prova”, relatou.

Após o Enem, a ideia é continuar com a rede de apoio. Quem tiver interesse de participar como voluntária ou a mãe que precisar de ajuda deve entrar em contato pelo e-mail maesnoenem@gmail.com. As inscrições vão até 1º de novembro.

Link original da matéria: http://www.diarioregional.com.br/2016/10/22/projeto-auxilia-maes-que-vao-prestar-enem/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s