Maternidade e depressão: A gente carrega o mundo no ventre.

gravida

O que me parece é que quando nos tornamos mães, todo o peso e a história da civilização caem sobre nós. Parece exagero, mas é bem por aí. Quando uma mulher está grávida, é como se ela carregasse em seu ventre toda a humanidade. As pessoas se sentem no direito de colocar a mão na barriga sem pedir licença, se sentem no direito de dizer para aquela mulher o que ela deve ou não fazer. Mesmo ela pedindo para não falar sobre isso. Mesmo ela deixando claro que quer viver aquilo do jeito dela.

Quando nasce uma criança, é muito difícil para a mulher, passar por este processo. Mas não apenas pelos cuidados em si (falta de cuidado consigo e cuidados com o bebê), mas também porque ali, parece que emerge uma situação que vem sendo construída desde que decidiram que o mundo gira em torno do dinheiro, e desde que a mulher começou a ser tratada como lixo.

É foda ser mãe, e é foda ser um bebê também. Mãe e bebê sentem todo o peso do mundo ao nascerem. Os bebês são tratados como se já tivessem que ter autonomia desde o primeiro mês de vida, e a mãe é totalmente esquecida ao entrar no mundo materno. A sociedade é muito injusta. O único caminho para que isso não se perpetue: lutar.

É por isso que tantas Mulheres tem depressão pós-parto e é por isso que tantas crianças apresentam problemas de relacionamento. Porque o mundo esqueceu como se inicia uma vida, e como se cuida de quem dela cuida.

Aqui vai um convite: esta semana entrou online uma conversa que tive com a jornalista Vanessa Medeiros sobre maternidade e depressão. Clique aqui para assistir:

 

Aqui tambem, um texto da psicóloga Bruna Paes sobre o assunto: http://quandovocechegou.com.br/2017/06/23/depressao-x-maternidade/

Outro convite!

unifesp

Se você desconfia que está com depressão, procure um profissional especializado. Caso queira ajuda para encontrar um profissional, por favor envie um email para valentematerna@gmail.com, com seu nome, idade e contato.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s