Gordofobia e auto-sabotagem. Quando vamos parar?

gordofobia

Primeiramente, quero deixar claro aqui que escrever, pra mim, é uma forma de terapia. Muitas vezes que desabafo algumas coisas aqui, alguns amigos ficam preocupados e achando que estou muito mal. Na verdade estou, porém, escrever é o início da cura – porque aqui divido o que tô sentindo e assim fica menos pesado carregar tantas histórias. Então, não é necessário ficar imensamente preocupado/a pois se eu escrevi significa que já iniciei o caminho para melhorar. Parece que através das palavras escritas eu vou navegando no meu mar e chegando em terra firme. Eu mesma me levo até lá. (Aprendi isso com muita ajuda de amigos e profissionais de psicologia).

Bem, o que preciso dizer aqui, hoje, é sobre uma conversa que tive ontem com meu companheiro. Quero dividir isso com várias mulheres, porque elas podem estar passando melo mesmo.

Há cerca de 1 mês eu me pesei e desde então minha vida se transformou em um inferno. Eu engordei 3 kg. Meu peso estava igual há cerca de 2 anos, e isso havia me deixado muito tranquila. Eu sempre cuido da minha alimentação, inclusive uma amiga nutricionista me disse que minha alimentação está boa. Ela avaliou toda a minha rotina alimentar.

Mesmo sabendo que estava tudo bem com minha alimentação, eu decidi há cerca de um mês que iria emagrecer. Essa decisão foi tomada em meio a raiva e muita culpa. Comecei a dieta e o emagrecimento não veio. Desde então, entrei em um processo muito dolorido. Um processo que vivo desde os 7 anos de idade.

Ontem ao conversar com o compa, precisei pedir desculpas a ele. No último mês estou em um processo muito forte se auto sabotagem. De me sabotar, me fazer mal, me chicotear. E nesse processo eu falei coisas bem pesadas a ele. Ontem o abracei e pedi desculpas, pois ele é realmente um companheiro. Claro que temos nossas brigas e discussões, mas eu percebi que exagerei, por conta desse processo de auto sabotagem onde me coloquei.

Agora me pego pensando em tantos casos de gordofobia que vem aparecendo, pensando no caso da Rihanna, que está sendo extremamente julgada por ter engordado (e by the way, ela continua linda como antes), pego meu micro caso e levo para o macro, para a sociedade, para os nossos dias atuais. Tantas mulheres passam por este mesmo processo que passei e estou passando. Eu juro, eu pensei em provocar vômito pra emagrecer, este mês. Pensei que não era mais capaz de nada porque eu engordei. Pensei que não servia mais pra nada. Eu me sabotei, tomei atitudes que me fazem mal, que me levam para um lugar ruim, dentro de mim mesma.

Quando minha filha nasceu, eu estava bem magra pois dois anos antes eu havia passado por uma cirurgia de redução do estômago. Louco é pensar que, porque eu estava magra, eu me dei o direito de viver tantas coisas boas pra mim. Inclusive parir em casa. Eu estava em uma fase muito positiva, porque estava magra e me sentindo merecedora.

Agora que engordei, voltei a me sabotar e fazer coisas que me fazem mal. Eu sinto que eu não mereço. Sofro muito por isso. Estou chorando agora. Eu sofro porque sei que não posso fazer isso comigo. Eu não posso me me tratar assim. Mas parece que há algo muito enraizado, muito preso em minha alma, que colocou essa Carol que se maltrata e se faz mal quando engorda.

Eu me sinto presa em meu próprio corpo. Eu me sinto julgada pela sociedade. Eu sempre me senti assim e sempre sofro por ser assim. Eu tenho transtorno alimentar.

Gostaria de dizer a cada mulher que está me lendo agora, para que você se ame mais do que nunca, e pare de sabotar, pare de machucar a sua alma se obrigando a emagrecer (ou engordar se o seu caso for o contrário), pare de se chicotear. Você é linda e e eu te amo muito. Eu te abraço neste momento, e te digo, você é importante para o mundo. Eu também sou. Você não tem que emagrecer nenhum quilo. Você é linda agora. Eu te amo.

Imagem retirada do Google com a busca: Gordofobia.

#emagrecimento
#beleza
#gordofobia
#autoconhecimento

Deixe um comentário

